top of page

Sendo feliz na TPM


Adaptar aos sintomas gerados pelo nosso organismo, nesta fase, é uma trajetória que requer autoconhecimento, autotransformação e autocura. A popularmente conhecida TPM, é uma síndrome de tensão pré menstrual que acontece mensalmente com as mulheres, de 10 a 14 dias antes da menstruação. A síndrome é um conjunto de sintomas desagradáveis, dos quais influenciam no cotidiano dessas mulheres, prejudicando sua qualidade de vida.

Acontece uma oscilação hormonal, em que realizar as tarefas do dia a dia, se torna um desafio para nós. Somos feitos da mesma matéria, porém cada um reage de uma maneira diferenciada perante um desequilíbrio ou uma circunstância das quais não estamos habituados a conviver.

Nosso organismo se comunica conosco de duas maneiras: eletricamente e quimicamente. A comunicação elétrica acontece mais rapidamente e é feita através dos neurônios transmissores e receptores, que recebem um estímulo ( interno ou externo) e enviam essa mensagem para o nosso sistema nervoso. Já na comunicação química, acontece uma liberação de fluídos, os hormônios, que caem diretamente em nossa corrente sanguínea. Cada hormônio é secretado por uma glândula e tem uma função específica para o bom funcionamento e equilíbrio de nosso organismo. Nesta fase, de síndrome, ocorre um aumento do cortisol e adrenalina , que resulta em um aumento da ansiedade e caí os níveis de serotonina, hormônio responsável pelo bem estar.Isto tudo resulta nos indesejáveis sintomas como: Tristeza, ansiedade, irritabilidade, mudanças no padrão de sono, retenção de liquido, cansaço, entre outros, pois estamos suscetíveis neste período.

A sociedade em que vivemos está habituada a curar alguma desequilíbrio, esperando algo de fora, ou seja, alguém que apresente uma fórmula mágica que farão esses sintomas desaparecerem. Isso é uma ideia errônea. Qualquer curador, seja um médico, uma enfermeira, um terapeuta, um psicólogo, irá te conduzir nesta trajetória de cura e não te curar. A cura será despertada dentro de você e a partir disso será trilhado um caminho de despertar de consciência e mudanças de hábitos que irão resultar na cura.

A cura de todos os males acontecem de dentro para fora.

Mas como despertar a consciência?

Conhecendo tudo aquilo que nos faz bem, nos trás equilíbrio e bem estar. Através deste conhecimento, conseguimos entender um pouco mais sobre o que acontece com o nosso corpo e como ele reage em determinadas situações. É aí que entra a terapia holística, como um complemento, para vivenciar esse período com felicidade.

Como?

Lembra que falei, acima, sobre os hormônios? Pois então, quando recebemos um toque intencional, durante uma massagem, nosso corpo libera ocitocina, endorfina e os níveis de serotonina sobem, diminuindo os níveis de cortisol e adrenalina. Isso é fantástico! Através de um estímulo, o toque, uma série de neurotransmissores, irão receber esse estímulo, levar até nosso cérebro e acionar a liberação de substâncias químicas, trazendo sensações de bem estar, relaxamento e serenidade. Quer mais felicidade que isso?

A massagem uma é dentre as diversas técnicas holísticas existentes que proporcionam essas sensações agradáveis ao nosso organismo. Resultando em benefícios no nosso campo físico, emocional, mental e espiritual.

Outra técnica que ajuda muito, se feita com frequência é a meditação. A meditação modifica nosso cérebro, literalmente. A prática diária, expande nossa consciência e muda a maneira em como vemos o mundo e a nós mesmos. Ela também aciona a liberação desses hormônios prazerosos para nossa vida.

É claro que se falando de holismo, não é só a massagem ou a meditação que irá te trazer essa vivência de felicidade na " TPM", mas sim um conjunto de mudanças de hábitos.

Nosso corpo é perfeito e o seu funcionamento é incrivelmente sincronizado com a vida. Sabendo disso, podemos trabalhar com o princípio da saúde: a prevenção. Técnicas de relaxamento, meditação, massagem, fitoterapia, alimentação adequada e exercícios regulares, irão preparar nosso organismo para receber esse momento de oscilação hormonal que ocorre na síndrome pré menstrual.

Você conhecendo como seu corpo reage nesta fase, poderá programar atividades que irão transformar uma sensação desconfortável em algo transcendental. É só utilizar os estímulos certos.

Outro ponto é a oportunidade que temos de sair da rotina desgastante do dia a dia e refletir, ficar consigo mesma, integrando essas dicas na sua rotina, porém com com mais consciência e criatividade.

Nosso corpo é um templo que carrega a preciosidade da vida. Sabendo desenvolver o respeito e cuidado por ele, podemos ser felizes, sim, até na TPM.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page