CUIDADO DE ENFERMAGEM HOLÍSTICO
O bem- estar, existe em muitos níveis de funcionamento. Nossa saúde é vista como uma condição dinâmica, em constante mudança e que possibilita que as pessoas funcionem em seu total potencial, em determinada circunstância.
Segundo Brunner e Suddarth, o estado de saúde ideal é aquele em que as pessoas são bem sucedidas para atingir seu potencial pleno, independente de quaisquer limitações que elas possam ter. O bem estar não acontece por acaso, ele requer planejamento e compromisso consciente, sendo a consequência por adotar comportamentos de estilo de vida saudáveis e mudanças de hábitos prejudiciais à sua saúde.
Hoje em dia, muitas das principais causas de doença são as doenças crônicas que foram causadas, principalmente por comportamentos de estilo de vida errôneos.O estado de saúde de uma pessoa pode ser reflexo de seu estilo de vida. Muitas patologias crônicas, como o diabetes e a hipertensão, podem ser controladas, limitadas e evitadas. Para isso, se torna necessário uma percepção ampla do profissional de saúde para a história de vida da pessoa, seus hábitos, o ambiente em que vive, para que possa ser criado um tratamento eficaz ao restabelecimento de seu bem-estar.
A conduta holística é visualizada como uma maneira de capitalizar as forças pessoais e recultivar os valores e as crenças sobre saúde que outrora eram comuns antes da era das inovações tecnológicas e da sofisticação biomédica. Uma ausência de foco sobre os indivíduos, famílias e seus ambientes por alguns profissionais da saúde criou um sentimento de desilusão e despersonalização.
A participação ativa de indivíduos e famílias na promoção da saúde, sustenta o modelo de AUTOCUIDADO, historicamente abraçado pela profissão de enfermagem. Este modelo é compatível com a filosofia que procura equilibrar e integrar o uso da medicina tradicional com a influência da mente e espírito sobre a cura. Uma abordagem holística de saúde reconecta as abordagens tradicionalmente separadas para a mente e corpo. Fatores como ambiente físico, condições econômicas, questões socioculturais, estado emocional, relacionamentos interpessoais podem influenciar a saúde. As conexões entre saúde física, saúde emocional e bem-estar espiritual devem ser compreendidas e consideradas quando se fornece o cuidado em saúde.
Nas consultas de enfermagem são analisados todos esses dados e feito um exame físico e clínico minucioso para, então, poder traçar uma proposta terapêutica eficaz. Dentro desta proposta são inclusas terapias que visam cuidar da pessoa de uma maneira humanizada e holística.
O objetivo é desenvolver o bem-estar no seu campo físico, emocional, mental e espiritual.
A consulta de enfermagem é holística e é uma oportunidade de AUTOCONHECIMENTO, AUTOTRANSFORMAÇÃO E AUTOCURA.
Beneficie-se!